CURSO
DE REDES DE APRENDIZAGEM
Atividade-2.3 – Utilizando redes sociais de forma critica e
produtiva
Hoje, a utilização de
computadores na educação é muito mais diversificada, interessante e
desafiadora, do que simplesmente a de transmitir informação ao aprendiz. O
computador pode ser também utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem
e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento. O termo
“informática na educação” refere-se à inserção do computador no processo de
ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades
de educação. (VALENTE, 1999, p. 01).
Outra abordagem muito comum nas escolas, hoje, é a utilização
do computador em atividades extraclasse, com o intuito de ter a informática na
escola, porém, sem modificar o esquema tradicional de ensino. Certamente, essa
abordagem não se encaixa no que entendemos como “informática na educação”.
As redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e
facilitam a vida em diversos aspectos, porém deve-se levar em conta também o
que há de prejudicial nas relações em rede.
Nos dias atuais, as diversas opções de sites de
relacionamentos ocupam uma parte significativa do tempo das pessoas,
principalmente dos mais jovens. Twitter, Facebook, Youtube, Google+ e Instagram
são algumas das principais e também mais utilizadas no Brasil. Com elas é
possível falar com uma pessoa no Japão e outra na Bahia, simultaneamente;
compartilhar o que se está fazendo por meio de vídeos, fotos ou textos, em
tempo real e tudo isso com interação total com os amigos. Ou seja, são ótimas
ferramentas de comunicação e de entretenimento, agilizam e facilitam a nossa
comunicação diária. Entretanto, na mesma proporção que têm pontos positivos,
contam também com negativos, como, por exemplo, a sensação de solidão ou a dificuldade
de superar a timidez.
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