sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Leitura de mapas digitais, com utilização de celular e redes sociais



CURSO DE REDES DE APRENDIZAGEM
Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais

ESCOLAR: UIM Marly Sarney Costa
Turma: 4º ano do Ensino Fundamental – I. Turno – Matutino
Professor: Cicero Brito de Andrade

Tema: Leitura de mapas digitais, com utilização de celular e redes sociais

JUSTIFICATIVA
O mundo vive um acelerado desenvolvimento, em que a informática está presente direta ou indiretamente em atividades bastante comuns. A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.
Os mapas que encontramos hoje nos meios digitais são de uma diversidade muito grande, tanto nos seus conteúdos, como nos formatos. Isso se deve à própria evolução das tecnologias desenvolvidas com a Internet e os computadores. O ensino de mapas exige novas linguagens, novas formas de análise e compreensão do espaço geográfico haja vista o rápido desenvolvimento tecnológico.

OBJETIVOS:
Geral:
Ø    Desenvolver a interpretação de mapas digitais com utilização do aplicativo Google Earth e GPS em celular smartphone.

Específicos

Ø     Analisar imagens digitais do programa Google Earth em celular smartphone;
Ø    Compartilhar nas redes sócias os mapas digitais pesquisados;
Ø    Produzir mapas a partir de imagens digitais.


METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada com utilização mídias e tecnologias para destacar a importância da leitura de mapas digitais, com a utilização de celular
Instalação do aplicativo Google Earth e GPS em celular smartphone para visualização de mapas digitais;
Coletas de mapas digitais do município de Caxias para serem compartilhados em redes sócias.
Produção de mapas levando em consideração as noções de espaço, a visão vertical, tonalidades e cores, orientação, relações topológicas elementares e escalas.

 RECURSOS:
Ø   Computador;
Ø   Mapas digitais;
Ø   Datashow;
Ø   Celular smartphone;
Ø   Aplicativo Google Earth;
Ø   GPS;
Ø   Chamex folhas A4

AVALIAÇÃO:
A avaliação desse trabalho não se limitou ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, e sim em seu comprometimento e participação nas atividades. A avaliação aconteceu de forma continua por meio da interpretação de mapas digitais e de produção construída pelo aluno identificando os itens básicos que compõe um mapa. A aplicação do aplicativo Google Earth e GPS permitiu a leitura de mapas digitais de forma dinâmica, pois os alunos observaram a sua realidade com um olhar holístico.
  
REFERENCIAS:
ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2002.
GOOGLE EARTH. Tutoriais para usuários iniciantes e usuários avançados. Disponível em: <https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/>. Acesso em: Dezembro de 2015.
_____. Programa Google Earth. Disponível em: <https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/>. Acesso em: Dezembro de 2015
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.

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